quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Dica #92: Conduz com os pés

Se estás a pensar que nós queremos que tu conduzas a mota com os pés, estás a pensar muito bem. A verdade (pasme-se!) é que os pés controlam tanto a tua mota como as mãos.

Faz um exercício simples. Vais a direito, calminho(a), põe o pé esquerdo mesmo à ponta da peseira e faz força para baixo, e vai acontecer que a mota inclina/curva para a esquerda, e vice-versa para a direita.

Pois! Afinal, aquelas cenas penduradas lá em baixo no teu motociclo maravilha não servem só para descansar as patas. E também não servem só para raspar no alcatrão. Servem para conduzir a mota, literalmente, fazê-la curvar e “levantar-se” da curva.

E a coisa funciona assim: o pé que está do lado de dentro da curva (ex, curva à esquerda, pé esquerdo) deve estar mais à ponta da peseira e fazer pressão para baixo, enquanto que o pé do lado de fora da curva (neste ex será o direito) deve fazer o oposto, que é, estar o mais dentro da peseira possível (mesmo encostado à mota) e não fazer pressão para fora. O mesmo raciocínio aplica-se a curvar para a direita, obviamente.

Isto ajuda-te a ter maior controlo sobre o que a mota está a fazer. Ajuda a dar mais estabilidade à mota em curva e a manter uma trajectória linear, sem “esses”.

Um bom exercício de equilíbrio e controlo da mota é fazeres uns pequenos e muito suaves “esses” usando apenas a pressão dos pés nas peseiras, sem as mãos agarradas aos punhos. Experimenta por tua conta e risco.

Agora imagina, que és muita racing e vais todo deitado numa curva para a esquerda. Tens uma contra-curva para a direita e levas muita velocidade. Precisas de levantar a mota rapidamente e deitá-la para a direita, certo? Nesta altura, afasta o pé direito para a ponta da peseira e faz pressão, ao mesmo tempo que alivias no pé esquerdo. E num passo de mágica zuca mota levanta-se e inclina-se com rapidez para a direita.

Ele há bons condutores!, e eles conduzem com os pés.

1 comentário:

Rui Pereira disse...

Pés, pernas e contra-brecagem, sem dúvida!!!