quarta-feira, 30 de maio de 2007

Dica#23: usar contra-brecagem para curvar

Ok tira da cabeça a imagem de rodar ao contrário o voltante de um carro para controlar a traseira. Já está? Já tiraste? Então ‘bora lá explicar que raio é isso de contra-brecar numa mota.

Trata-se de um movimento que é feito com delicadeza para ajudar a mota a inclinar-se com mais facilidade/rapidez para o lado que vais curvar.
Imagina que tens uma curva para a direita (apertada ou aberta, não interessa), ao entrar na curva, se aplicares um pouco de pressão no punho direito da mota (um LIGEIRO empurrãozinho para a frente) a mota vai inclinar-se com facilidade para a direita.

A experiência é simples de fazer. Escolhe uma estrada em recta (cuidado com o trânsito) com muita delicadeza empurra ligeiramente para a frente o punho da direita. A mota deverá inclinar para a direita. Depois repete o mesmo para esquerda, e a mota deverá inclinar para a esquerda.

Porque é que é bom saber isto? É uma técnica que te ajuda a controlar a tua mota com menos esforço físico, porque torna mais rápido o movimento de inclinação, e dá-te maior controlo sobre esse movimento, porque sendo a mão uma parte do teu corpo com grande sensibilidade, permite-te dosear com precisão os graus de inclinação que pretendes.
Por outro lado, ajuda-te também à saída da saída da curva quando precisas de “levantar” a mota. Imagina que estás a curvar para a direita, se fizeres pressão para a frente no punho esquerdo a mota levanta-se (endireita-se) com mais rapidez.

Utilidade prática na estrada? Ajuda-te a fazer um movimento mais rápido para inclinar a mota para curvar, ajuda-te a levantar a mota para sair da curva, ajuda-te a mudar de direcção em curvas e contra-curvas, e ajuda-te a desviares rapidamente de um obstáculo na estrada. Resumindo dá-te maior controlo sobre a mota.

Mas isto não é uma ganda tanga? No próximo Motogp que passar na tv está atento às câmaras onboard. Eles filmam muitas vezes a roda da frente justamente para mostrar o comportamento dela em curva. Vais reparar que quando a mota já vai muito inclinada o piloto ainda faz contra-brecagem e bastante, e que isso tem um efeito imediato de deitar ainda mais a mota. Em especial o Capirossi usa muito.

1 comentário:

Unknown disse...

Descobri à poucos dias esta técnica e é realmente incrível o controlo de inclinação da mota nas curvas. Torna tudo mais fácil e seguro mesmo a baixas velocidades.