quarta-feira, 13 de junho de 2007

Dica #9: O Homem-Aranha
















Em cima da mota só há um músculo que deve ir em tensão constante: o cérebro.
Controlar uma mota tem tudo a ver com equilíbrio e fluidez de movimentos. Mas para isso não podes ir em cima da mota tipo boneco de gesso.

Isto pode parecer a maior banalidade do mundo. Mas quantos motards não vemos que parecem ter engolido um garfo, de tão direitos que vão a conduzir? Eu quando comecei era assim, e quando chegava às curvas parecia o homem estátua com o corpo mais rijo que mármore. Não dá. Isto influencia o comportamento da mota e rebenta contigo em pouco tempo.

Os braços e mãos têm de estar relaxados, em vez de fazerem peso sobre os punhos. O abdominal e as coxas é que devem suportar o peso do corpo. Deves conseguir mexer-te à vontade em cima do banco, de um lado para o outro, para a frente e para trás. Se tiveres o corpo tenso a rigidez dos teus membros é transmitida ao chassis da mota, e isso influencia directamente o comportamento em curva, a direito, nas manobras e vai deixar-te todo partido ao fim de poucos kms.
Se estiveres agarrado com força aos punhos até podes estar a contrariar o movimento natural da mota e nem sequer dares por isso. Um bom barómetro é perceberes se ao fim de poucos kms começas logo a ter dores nos pulsos, ou nas costas.
Relaxa o corpo, põe-te numa postura natural, procura sentir o equilíbrio natural da tua mota e usar a força do teu corpo apenas para controlar esse equilíbrio quando é necessário.
Sempre que andares de mota pensa que és o homem-aranha agarra-te à mota com leveza e flexibilidade e mantem sempre o teu sentido do perigo alerta, é mais seguro e mais eficaz do que pensares que és o homem-de-ferro.

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