quarta-feira, 20 de junho de 2007

Dica #21: Andar aos “esses”

Os motards são todos malucos e anormais já parece mais um mito urbano. Pela minha parte tenciono fazer o que estiver ao meu alcance para desmistificar a coisa. Por exemplo, que raio é aquilo de um motard andar aos “esses”?

Não, não se trata de maluquice, como eu já ouvi muita gente comentar.

Fazer “esses” serve para aquecer toda a superfície do pneu da mota.

Mas um espectador que não saiba disto tem logo a deixa clássica de achar que o tipo da mota é uma besta. Eu próprio antes de andar de mota não fazia puto de ideia do assunto, e conheço muitos motards que não sabem o porquê de fazer os “esses” nem a sua importância. É natural, a mim se não me tivessem explicado provavelmente nunca chegaria a essa conclusão.

Andar aos “esses” com a mota – incliná-la de um lado para o outro sucessivamente – é algo que é preciso fazer, por vezes, numa mota para pôr toda a superfície do pneu na temperatura ideal de funcionamento, para o pneu agarrar bem o alcatrão.

“Ah, mas isso é um disparate?!!!” dirá o espectador descrente. Não, não é.

Os pneus das motas de estrada têm um formato redondo, mais em “U” ou mais em “V” dependendo se é mais um pneu de turismo ou um pneu mais desportivo. E isso significa que apenas uma parte do pneu está em contacto com o alcatrão, quer a mota vá a direito, quer vá inclinada. Com a mota a direito, no pneu de trás essa parte equivale apenas a ± 6 cm (no centro), dependendo se é mais redondo ou mais em “V” (à frente é ainda menos).

Ora bem, um motard sai de casa, faz uns kms a direito com uma ou duas curvitas suaves, e o que acontece é que só o centro do pneu atingiu a temperatura ideal de funcionamento. Mas as partes laterais ainda não teve contacto com o alcatrão. Entretanto ele apanha uma curva e deita a mota, só que a parte lateral do pneu ainda não aqueceu o suficiente, e pode muito bem acontecer o pneu escorregar. O tipo(a) apanha um susto. O pneu ainda não tem toda a aderência que devia ter, porque não está na temperatura ideal de funcionamento.

Quanto mais desportivo for o pneu maior é a necessidade de aquecê-lo bem. Porque os pneus mais desportivos são feitos para funcionar a temperaturas mais elevadas, logo levam mais tempo a aquecer (assim como, também arrefecem mais depressa), o que quer dizer que exigem um cuidado maior do condutor para os manter “quentes”.

Por isso, se tu és um automobilista e vires um motard a fazer uns “esses” à tua frente diz para ti em tom de admiração: “Ali vai um tipo consciencioso!”

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